PORQUE CONTRATAR UM ARQUITETO?


“Bem mais do planejar uma construção ou dividir espaços para sua melhor ocupação, a Arquitetura fascina, intriga e muitas vezes, revolta as pessoas envolvidas pelas paredes. Isso porque ela não é apenas uma habilidade prática para solucionar espaços habitáveis, mas encarna valores. A Arquitetura desenha a realidade urbana que acomoda os seres humanos no presente. É o pensamento transformado em pedra, mas também a criação do pensamento. Do seu, inclusive. É bom conhecê-la melhor.”  (Carlos A.C. Lemos)

                Superar as expectativas do cliente dentro do prazo estipulado, usar poucos recursos, mas usando – os eficientemente, gastar menos e se manter dentro do objetivo, são algumas vantagens de quem possui um Projeto de Arquitetura na hora de construir ou reformar.
 
                O Projeto de Arquitetura é uma sequência clara e lógica de eventos com início, meio e fim. Pautada por um raciocínio construtivo. Com parâmetros predefinidos de tempo, custo, equipe e qualidade. Visando incorporar desejos, valores e objetivos, sejam eles individuais ou coletivos, pessoais ou comerciais. Deve levar em conta a situação geográfica particular, o clima da região e mais uma infinidade de outros fatores. 
  
 
                Ainda hoje é bastante comum pensar que contratar um arquiteto para planejar as construções de imóveis é algo supérfluo ou luxo para poucos empreendimentos, ou que a função do arquiteto resume-se apenas à questão estética, quando na realidade o arquiteto é o profissional que detém os conhecimentos mais amplos no campo da construção. Enquanto um engenheiro projetista sabe de estruturas, instalações elétricas ou hidráulicas, o pedreiro de assentar tijolos e o marceneiro de trabalhar a madeira, o arquiteto sabe um pouco de tudo isto. É o profissional que possui a visão global da construção e dos diversos elementos que compõe uma obra construída.

                Ter um projeto é a condição básica para uma construção ter o menor custo e ser útil aos seus futuros ocupantes. Como todo planejamento de obra começa pelo projeto arquitetônico, é fácil entender a importância de ter um arquiteto auxiliando o empreendedor desde as primeiras horas de um projeto de construção.

                Um bom projeto arquitetônico é fundamental para que a casa dos sonhos não se transforme em pesadelo, porém o receio de pagar caro pelo serviço faz com que muita gente abra mão de um arquiteto e acabe tendo transtornos na hora de construir ou reformar.
 
 
                Ao procurar um arquiteto pela primeira vez, a maioria se espanta com o orçamento recebido e pensa com seus botões: “mas é só um desenho!”.
 
                No entanto, é justamente a qualidade das informações contidas neste “simples desenho” e a sensibilidade do profissional em perceber e interpretar as suas necessidades que irá determinar a qualidade final do que será construído.

                O custo de um projeto de arquitetura é mais acessível do que se possa imaginar. Embora haja diferentes sistemas de cobrança, como por metro quadrado, por horas de trabalho ou por percentual sobre o orçamento da construção, o preço de um projeto de arquitetura varia em média de 2% a 12% em relação ao valor total da obra, de acordo com a proporção ou complexidade da obra.

                 Tenha sempre em mente que contratando um bom arquiteto, a economia que o planejamento adequado irá proporcionar à sua obra irá certamente absorver o custo dos seus honorários.
 

 
                 Falando nisto, esta pensando em construir, reformar ou decorar a sua casa ou a sua empresa? Entre em contato comigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário