A Influência das Cores na Decoração

                A escolha da cor das paredes pode determinar toda a decoração do ambiente. Conheça um pouco sobre a influência que as cores geram para fazer com que um cômodo pareça mais amplo, alegre, luminoso ou quente.

Amarelo, alegre e vital: inunda sua casa de luz.
                Um cômodo pintado com esses tons desperta o intelecto e estimula a criatividade. Fica perfeito em espaços escuros, pois potencializa a luz natural e também em quartos infantis, cozinhas e banheiros, já que são capazes de criar ambientes com energia. Combina bem com madeiras claras e enfatiza as escuras. Se aplicá-lo em dormitórios, melhor optar pelas tonalidades claras, mais indicado para um ambiente de descanso. Fica muito bem se combinado com complementos e roupas de cama em ocre, beje, marrom ou branco.
 
Laranja, fonte de energia: personaliza cada canto.
                Com a luminosidade do amarelo e a impulsividade do vermelho, a cor laranja ajuda a se relacionar, desperta o apetite e diminui a fatiga. Os tons mais “escuros” contagiam um cômodo com seu calor. Seus tons mais suaves potencializam a luz e é ideal nos ambientes rústicos. Pode-se usar ainda um tom intenso para expressar personalidade a um canto ou à uma parede. Realça a beleza das madeiras, as fibras vegetais e o couro. Por ser tão versátil, encaixa-se bem em todo tipo de estilo e em qualquer cômodo.
 
Vermelho, vital e envolvente: mostra personalidade.
                A cor do fogo aplicada nas paredes transmite vitalidade e desejo de ação. Os tons mais intensos, como o vermelho inglês e o cereja, precisam de cozinhas, salões ou banheiros amplos e luminosos, para poder criar ambientes íntimos e envolventes. Os bordôs mais apagados conseguem espaços acolhedores e de ar natural, sempre que combinados com outros revestimentos e móveis claros. Suas variações mais suaves – como o morango – são muito fáceis de integrar, e são mais dinâmicos que os anteriores, pode-se usar, inclusive, em quartos infantis (detalhes).
 
Verde, luminoso e fresco: produz um efeito sedante.
                A cor da esperança e da segurança, associada à natureza, é adequada para pintar qualquer ambiente, sobre tudo salas de trabalho e estudo. Calmante e luminoso é capaz de criar ambientes acolhedores em sua tonalidade escura; alegrar espaços pequenos se escolhido um verde água ou maçã; encher de personalidade uma parede pintada em pistache.                 Enquanto que os verdes claros têm um tom mais atrevido, os escuros se revelam mais sofisticados. Ao ser quente e frio – por surgir da mistura do azul e do amarelo - pode-se combinar o verde com qualquer outra cor.
 
 Azul, relaxante e tranquilo: ajuda a conciliar o sono.
                Por seu efeito relaxante e tranquilizador, é perfeito para pintar as paredes de dormitórios, escritórios e as salas de refeições diárias. O azul claro é um clássico em quartos de meninos, pois acalma sua energia; o anil alegra ambientes escuros, já que transmite claridade, enquanto que o lavanda cria sensação de profundidade em espaços pequenos ao alargar visualmente as paredes. Em qualquer tonalidade harmoniza com peças pintadas em branco e ressalta madeiras claras. Fica muito bem se usado em casas costeiras, para recriar salas, banheiros ou cozinhas de estilo mediterrâneo ou marinho. Dica: Tenha cautela com os tons mais escuros e com ambientes monocromáticos, que levam à introspecção – situação não recomendável para pessoas depressivas.
 
Lilás e rosa, toque ingênuo: casa muito bem com o branco.
                O rosa representa a beleza e a ingenuidade, e em suas tonalidades escuras se torna mais sofisticado. A lavanda, por outro lado, é a cor da cordialidade e da delicadeza. Com matizes semelhantes, acerta-se em dormitórios infantis e em espaços decorados com móveis brancos. Os rosas pastel e lilás harmonizam bem com as cores frias, enquanto que os tons salmão e coral combinam melhor com os tons quentes. Os tons pálidos ficam melhores em cômodos pequenos, uma vez que se perdem se o espaço for grande. Fica muito bem com a presença de trechos brancos e decoração delicada. Os tons violetas estão ligados à intuição e a espiritualidade, por isso indicado para locais de meditação. Os seus tons claros acalmam e aconchegam, contudo em tons fortes, pode agravar o estado depressivo.
 
 Branco, paz: multiplica a luz e o espaço.
                 É um dos mais utilizados na hora de pintar os espaços pequenos ou com pouca luz natural, como corredores e halls de entrada, pois reflete a luz e dá a sensação de ampliar o espaço. Passa o sentimento de infinito e estimula a imaginação criativa. A cor “osso” é recomendada para salões luminosos, já que valorizam a entrada de luz e combinam com  qualquer madeira. Além de tudo, os móveis e os complementos escuros se destacam mais sobre um fundo branco. É perfeito para disfarçar um pilar. Para que o resultado não seja muito frio, convém incorporar telas e detalhes em cores quentes.
 
 Creme e bege passam serenidade e realçam a decoração.
                Podem ser quentes ou frias, depende a cor à qual se associe. Elegantes, possuem um efeito calmante, o que os tornam perfeitos para decorar as paredes de salas e dormitórios. De qualquer forma, pela sua neutralidade, encaixam bem em qualquer cômodo e estilo. O resultado é perfeito, quando a intenção for dar profundidade a um corredor estreito, iluminar um espaço escuro ou passar calor a um ambiente frio. Ressaltam a textura de telas (pinturas) e de móveis de madeiras escuras. Para criar um ambiente natural, pode-se utilizar também a mesma gama de neutros em tecidos e complementos.
 
Tons terra, muito quentes: ambiente natural e sóbrio.
                Associam-se a pessoas realistas, muito seguras de si mesmas e simbolizam a conexão com a natureza. Em todas suas variedades – areia, argila, terra, terracota… – estas cores quentes recriam salas e dormitórios naturais e frescos, ou cozinhas e banheiros sóbrios e originais. Para caracterizar um cômodo, é aconselhável um forte terracota; e se deseja  uma sala mais luminosa, prefira um tom mais dourado e quente como o caramelo. Sua consistência terrosa proporciona a estas cores um aspecto natural, ainda mais bela quando entra em contato com a luz.
 
Preto, ausência de cor.
                É a cor que menos reflete luz. O ideal é que ele seja utilizado moderadamente como recurso para realçar outras cores, em detalhes, do que em grandes áreas.
  
 
Fonte Texto: Reforma Fácil

Falando nisto, esta pensando em construir, reformar ou decorar a sua casa ou a sua empresa? Entre em contato comigo!

6 comentários:

  1. Boa tarde Michele, adorei a dica do "Lilás e rosa, toque ingênuo: casa muito bem com o branco.", tenho uma bebê de 1 ano e 8 meses que é nossa alegria em casa. Aqui as paredes são todas de cor branca e gostaria de mudar, agora com esta dica, vou pintar a sala de rosa e deixar este ambiente ainda mais chique e mais alegre. Muito Obrigado pela dica...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno, obrigada pela visita ao meu blog, sinta-se a vontade para voltar e receber novas dicas quantas vezes quiser!! Fico muito feliz em tê-lo ajudado!

      Excluir
  2. Olá Michele, queria muito sua ajuda se não for encomodo. Serás que podes me ajudar ? Quero pintar meu quarto, mas não sei qual cor devo escolher, pois quero que seja agradável, ele não é muito grande e nem muito pequena, e vou gravar videos para postar na internet, quais cores devo usar ? (Não gosto de verde, laranja, pink, preto, azul, enfim... não gosto de nada extravagante, nada do tipo: CHEGUEIII! Quero ele em tona mais suaves)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Brunna, muito obrigada pela visita, espero que tenha gostado das dicas! Bem, pelo que parece você gosta de tons mais sóbrios, pastéis, discretos, clássicos e aconchegantes. Neste caso sugiro o bege, cinza (puxado de tons quentes como vermelho ou amarelo, um amarelo clarinho, agora se quiser algo mais clean, o branco neve é a pedida. O mercado de revestimento hoje no Brasil é muito rico, então as cores não te agradem, você tem a opção de visitar uma loja de decoração e procurar por um bom papel de parede, que além de não ser tão caro, você pode trocá-lo com facilidade assim que enjoar. Espero ter ajudado, boa pintura!

      Excluir
  3. Você que acabou de ler este post, tem alguma dúvida? Precisa de uma sugestão? Quer uma dica? Entre em contato, terei o maior prazer em responder...


    ResponderExcluir
  4. Michele,
    Adorei este blog! Muito legal as dicas. Mas gostaria de saber a cor exata da parede que tem como titulo: creme e bege. Adorei a cor lisa. Vou pintar em uma parede para colocar um móvel vintage que pintei de branco. O que acha?

    ResponderExcluir