Coberturas Translúcidas

Visite minha página no Instagram!!

Está pensando em iluminar o seu ambiente com uma cobertura translúcida, mas não sabe que tipo de material escolher?


Para a cobertura translúcida ou transparente habitualmente são utilizados os materiais como, o policarbonato, fibra de vidro, o vidro e o polipropileno em forma de placas ou telhas.


 Caso haja alguma possibilidade de impactos sobre a cobertura, como a queda de galhos, por exemplo, use o policarbonato, o alveolar é mais resistente. O policarbonato ainda apresenta proteção contra radiação ultravioleta e aquecimento, não porpaga a chama e é fácil de instalar. Tende a ficar opaco ou amarelado com um período longo de utilização. O policarbonato pode ser 30% mais barato que o vidro e sua estrutura é mais leve por ser de alumínio, o problema é o barulho quando chove.


As telhas de fibra de vidro translúcidas é considerado um material mais popular, mais barato do que os que outros materiais de cobertura. Além de ser mais flexível, mais leve, não propaga o fogo. Porém, é bastante barulhento durante as chuvas, não é recomendado em áreas sujeitas a fortes ventos. Oferece baixo isolamento térmico e não possuem proteção contra radiação ultravioleta. O material sofre dilatação e por isto é propenso a rachaduras. No entanto, a cobertura de fibra de vidro é a mais utilizada por ser uma alternativa mais barata e mais leve do que as outras variedades de coberturas translúcidas.


O vidro temperado ou laminado, apesar de ser a opção mais cara, é também a que apresenta mais benefícios. Possui excelente transparência e boa resistência, devendo ser instalado com reforço contra estilhaçamento. Além disto, o vidro tem maior durabilidade e um melhor desempenho acústico desde que seja laminado, e, portanto fará menos barulho. Existe uma grande preocupação com o desempenho térmico, possui adição de filme que filtra porcentagens de luz solar. Em contrapartida o vidro é um material pesado, por isto deve haver cuidado na escolha da empresa contratada, pois seu ambiente, se não for bem projetado, poderá virar um forno, devido ao efeito estufa.


As telhas de polipropileno translúcidas possuem alta resistência à umidade e ao ataque químico, porém tem baixa resistência mecânica. O Polipropileno é mais duro e resistente ao calor, quando comparado com outros polímeros como o policarbonato. Permitem a transmissão de 70% da luz, são duráveis e de fácil instalação, têm baixa manutenção e não corroem ou mofam, tendo proteção anti-UV.





A matéria Cobertura Translucidas do nosso Blog, foi utilizada como base para o maior portal de Arquitetura e Engenharia do Brasil, AECweb! Caso tenha dúvidas sobre qual material utilizar, em como aplicar, qual os prós e contras não deixe também de ler clicando no link aqui em baixo!!

Publicamos a matéria sobre telhas translúcidas no Blog do AECweb. Compartilho abaixo o link.

Obrigado novamente pela colaboração e, qualquer dúvida, sigo à disposição.
Abraços!

Gabriel Bonafé

2 comentários: